Odontopediatria | Facial clin

Entre em contato
conosco via WhatsApp:


(41) 8870-1283

Rua Santa Helena, 28 | Pinhais/PR | FONE: (41) 3667-0550

Odontopediatria

Home  >  Especialidades  >  Odontopediatria

ODONTOPEDIATRIA

É a especialidade da odontologia que cuida de bebês e crianças, uma das especialidades mais importantes, pois é o primeiro contato desses pequeninos pacientes com a Odontologia.

Pesquisas comprovam que o medo de dentista, que inibe os pacientes adultos a procurarem tratamento, geralmente é consequência de uma má experiência com o dentista quando criança. Levar a criança ao dentista desde cedo é fundamental para que exista confiança e não crie traumas no futuro. Além disso, para ter uma higiene bucal adequada e contribuir para uma saúde bucal pela vida inteira, é preciso começar a prevenir desde criança. Os cuidados odontológicos podem começar já na gestação quando a futura mamãe é instruída sobre hábitos alimentares e sobre os cuidados com a higiene logo após o nascimento (Pré Natal Odontológico). O objetivo desse profissional é monitorar a saúde e corrigir precocemente os desvios do padrão de normalidade desde cedo, é preciso cuidar e preservar os dentes de leite pois, os mesmos possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face, na preservação do espaço para os dentes permanentes que ainda virão e no desenvolvimento da fala e da mastigação dos alimentos.

ONDE PROCURAR UM ODONTOPEDIATRA?

Os pais devem levar a criança à um odontopediatra quando o primeiro dente nascer. Em nossa clínica, preferimos conduzir a 1ª consulta de modo que a criança saia de lá somente com memórias boas. Nessa consulta os pais acompanham e recebem orientações importantes sobre a higiene bucal (técnica de escovação, tipo de pasta de dente, posição, como fazer se a criança não deixar escovar, etc), hábitos de dieta saudáveis (como fazer para seu filho comer de tudo e mesmo assim prevenir as cáries), o uso do flúor em bebês, e o mais importante de tudo, a familiarização da criança com o ambiente e a equipe odontológica (condicionamento infantil).

Somente na 2ª consulta, quando a criança já está ambientada e conhece todos os instrumentos (aguinha, arzinho, motorzinho, sugador, cadeira, etc) e os barulhos e os movimentos que eles fazem é que vamos realizar outros procedimentos como a profilaxia (limpeza), o exame clínico e outros procedimentos que se fizerem necessários.

O PRIMEIRO CICLO DA SAÚDE BUCAL DO SEU FILHO

Até 6 meses

O aleitamento materno é muito importante para que o desenvolvimento da arcada dentária e das funções mastigatórias seja satisfatório. Bicos e chupetas devem ser ortodônticos. Como a criança ainda não tem dentes é necessário limpar a gengiva com gaze molhada em água mineral ou soro fisiológico.

De 6 meses até 3 anos

Momento de agendar a primeira consulta ao odontopediatra. Começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Evite adicionar açúcar aos alimentos. Nunca deixe a criança dormir com a mamadeira na boca. Use pasta dental sem flúor.

De 3 até 6 anos

Usar pasta dental infantil com flúor, desde que a criança já saiba cuspir e não engula a espuma. Se ainda não fez, esta é a hora de combater o uso de chupetas, dedos na boca e mamadeira. Leve a criança ao odontopediatra para avaliar o formato da arcada e o posicionamento dos dentes e se for necessário, consultar um ortodontista. Avalie a necessidade de um fonoaudiólogo. Nesta faixa etária, as crianças caem muito. Por isso, em caso de trauma, é sempre bom levar ao dentista.

De 6 até 12 anos

Começa a troca dos dentes de leite. O primeiro molar permanente erupciona sem a queda de um dente de leite. Deve-se evitar lanchinhos entre as refeições. A criança começa a escovar os dentes sem o acompanhamento de um adulto. Não deixe de visitar o dentista de seis em seis meses.

OdontoHebiatria (Adolescentes)

teeth-400x365