DENTÍSTICA

 

 

Atualmente, além da saúde bucal e seu perfeito funcionamento, a aparência do sorriso é fundamental para a boa apresentação pessoal.

A Dentística é uma especialidade complexa que reúne diversos procedimentos e técnicas, que aliadas a outras especialidades, são destinadas a restaurar a função e a estética dos dentes podendo corrigir sua forma, posição ou até mesmo a cor.

É preciso lembrar que antes de pensar no planejamento estético, o dentista deve eliminar qualquer outra situação (como a presença de cáries e doenças gengivais) que podem causar problemas a saúde bucal em vários níveis.

As técnicas oferecidas por essa especialidade englobam diversos procedimentos como a restauração dental que visa devolver a função e o formato original do elemento dentário e é necessária para evitar possíveis complicações que podem levar a perda do elemento, como por exemplo cáries que não tratadas se espalham ainda mais. Outras técnicas muito utilizadas são o clareamento dental, o fechamento de espaços entre os dentes (diastemas) com o uso de resinas compostas, a alteração do contorno e da forma dos mesmos, a substituição de restaurações em amálgama (restauração metálica) ou que apresentam alterações na cor e/ou com infiltrações (cáries), aplicação de lâminas de porcelana ou resina sobre os dentes (Facetas) e restaurações indiretas (Onlays e Inlays). Esses procedimentos podem ser associados a procedimentos de outras especialidades com funções estéticas como as cirurgias plásticas gengivais, a instalação de implantes para substituição de dentes ausentes ou Próteses fixas com coroas em Porcelanas, etc.

A evolução dos procedimentos odontológicos hoje é encarada como mais um passo em nome do bem estar e aumento da autoestima; a dentística oferece a transformação, proporcionando saúde bucal e harmonia para todo o rosto do paciente.

RESTAURAÇÕES

 

 

Dentística Restauradora ou restauração dental é o nome geral dado a diversos procedimentos e técnicas destinadas a restaurar os dentes. O dente quebrado, ou qualquer outro dente deteriorado ou com cárie deve ser restaurado visando devolver a função e o seu formato original, ou até melhorando a forma e aparência do elemento dental.

A Restauração Dental é necessária para evitar possíveis complicações que podem levar a perda de um dente, como por exemplo cáries que não tratadas se espalham ainda mais. Poucas horas após o tratamento, o paciente pode voltar para a suaalimentação normal e hábitos de mastigação. Além dos dentes, a aparência facial também deve ser melhorada com a Restauração Dental.

CLAREAMENTO

 

 

Com o passar do tempo, os nossos dentes vão escurecendo, na maioria das vezes, devido a agentes externos como a ingestão de café, refrigerantes de cola, fumo, etc. O clareamento dental é um procedimento odontológico que visa devolver uma cor mais natural aos dentes deixando o sorriso mais atraente e bonito.

As técnicas utilizadas hoje em dia são as mais modernas, com produtos que agem de maneira rápida e segura para a saúde bucal. O clareamento dental é realizado basicamente de duas maneiras: em consultório ou de modo caseiro com a supervisão do cirurgião-dentista. Nas duas técnicas, é utilizado um gel composto por peróxidos de hidrogênio ou carbamida que penetram nos tubulos dentinários e se movem no esmalte e na dentina devido ao seu baixo peso molecular e que, por sua vez, “quebram” as moléculas dos pigmentos causadores de manchas, liberando-as.

O Clareamento Dental não é indicado para pacientes que tenham:

1 – Dentes manchados por uso de medicamentos como a tetraciclina e seus derivados
2 – Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo
3 – Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas
4 – Dentes com indicação de faceta
O clareamento dental está contra-indicado para pacientes:
1 – Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte
2 – Crianças com menos de 10 anos de idade
3 – Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador
4 – Grávidas ou que estejam amamentando
5 – Incapazes de seguir as instruções corretamente

  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada