Aparelhos alinhadores invisíveis: ótima opção para corrigir desalinhamentos dentários simples

Para os pacientes com dentes tortos, apinhados, mas que não apresentam problemas mais graves (como os que afetam os ossos, por exemplo), uma boa opção são os aparelhos alinhadores transparentes. Eles são móveis e invisíveis, feitos com placas de acrílico, indicados para a correção de problemas mais simples.

Podem ser usados em qualquer fase da vida; no entanto, o paciente precisa usá-lo muitas horas por dia (seguindo as orientações do dentista), sendo retirado na hora das refeições. Não há contraindicação no seu uso, o ortodontista segue as recomendações para qualquer outro tipo de aparelho: antes de mais nada, o paciente deve apresentar boas condições de saúde óssea e dentária.

O planejamento e a confecção dos alinhadores são feitos após uma consulta, na qual é realizado um escaneamento intraoral. Em seguida, são impressas diversas placas que simulam a movimentação dentária – a quantidade é variável. O ideal é que essas placas sejam trocadas a cada duas semanas pelo profissional responsável.

Existem diversos cuidados que os pacientes devem ter com o aparelho. É importante retirar o aparelho na hora das refeições para evitar que ele quebre ou machuque a boca. A limpeza deve ser feita com atenção, principalmente entre os dentes, sendo indispensável o uso do fio dental. O aparelho deve ser guardado em um local específico para ele, evitando contaminações.

O alinhador também pode ser usado em conjunto com outro aparelho fixo. Tudo vai depender do problema a ser corrigido. Converse com seu dentista e veja que tipo de tratamento é melhor para você.


  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada