Aparelhos de contenção são fundamentais para o sucesso do tratamento ortodôntico

Uma vez finalizado o tratamento ortodôntico, quase a totalidade dos pacientes precisam usar aparelhos de contenção, que impedirão que os dentes assumam novamente posições erradas na boca. Isso ocorre porque as fibras que sustentam os dentes são elásticas e têm “memória”, podendo retornar à posição anterior ao tratamento, caso não seja feito um trabalho que impeça esta movimentação indesejada.

Os aparelhos de contenção podem ser fixos, quando são presos geralmente na parte posterior dos dentes inferiores anteriores, ou móveis, que podem ser usados tanto na arcada superior quanto inferior, com a vantagem de poderem ser removidos para se alimentar.

A precaução é necessária porque fatores como a posição da língua na boca e até a respiração podem influenciar a movimentação dos dentes.

Os aparelhos de contenção fixa podem ser permanentes ou semipermanente, cabendo ao ortodontista avaliar a melhor estratégia de tratamento. Os móveis também devem ser usados no período indicado pelo profissional, sob o risco de o paciente perder todo o tratamento anterior, em função de recidivas.


  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada