Aparelhos fixos metálicos, de cerâmica ou safira: quais problemas podem ser tratados com eles?

Os aparelhos fixos convencionais metálicos são os mais usados pelos ortodontistas. São indicados para o tratamento da má oclusão dentária, podendo ser associados ao tratamento ortopédico, se necessário.

Com o passar dos anos a tecnologia só trouxe benefícios nesta área. Isto porque já existem no mercado opções bastante eficientes ao “sorriso metálico”, com o qual muitas pessoas não simpatizam. Entre eles, podemos citar os aparelhos fixos de cerâmica ou os de safira, que conferem um visual mais discreto e natural ao paciente. Há casos, claro, em que estes aparelhos não serão tão eficientes quanto os metálicos, mas tudo depende de uma avaliação do profissional e do problema a ser tratado.

Para estes aparelhos mais discretos existem hoje no mercado várias opções de materiais. Estes materiais conferem aos braquetes (o “quadradinho” que é colado em cada dente) um aspecto mais branco leitoso, transparente cristalino, ou mesmo perolado, o que os deixa similares à cor do dente. O importante é testar e ver qual dos tipos se adapta melhor com a rotina (e até a dieta) do paciente.

Quando se fala em alimentação, é importante lembrar do cuidado com a higiene. Apesar de a tecnologia já trazer uma diversidade grande de materiais para estes tipos de aparelhos – nos de cerâmica, por exemplo, já se tem usado borrachinhas específicas para e estética, que pigmentam menos – ainda assim eles são mais delicados. Por serem clarinhas, as borrachinhas podem amarelar com o tempo.

Com os aparelhos de metal também é preciso ter bastante cuidado com a higiene. Por isso é importante fazer as visitas regulares ao ortodontista e se possível evitar o consumo excessivo de alimentos com corantes, ou muito duros, como balas, pirulitos etc. Nestes casos, a recomendação é quebrar o alimento em pedaços para só então colocá-lo na boca. Consulte seu dentista e veja qual o melhor tratamento para você, de acordo com o problema a ser corrigido.


  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada