top of page

Clareamento em consultório funciona?E a sensibilidade?


O Clareamento em consultório também é realizado com gel de Peróxido de Hidrogênio, como aquele com moldeira feito em casa, porém a concentração do gel utilizado no consultório é bem maior o que trás um resultado melhor mas também causa aquela indesejável hipersensibilidade na grande maioria dos casos. Muitos pacientes que optam por esse método gostam do resultado estético, pois trás um resultado melhor e mais rápido que o caseiro, mas acabam não querendo repetir mais devido ao grande desconforto que passaram com sensibilidade.

Alguns sortudos não sentem hipersensibilidade após o tratamento, mas em pelo menos 65% dos casos, a hipersensibilidade dentária é bem desagradável. Por isso, pacientes que já apresentam um grau de sensibilidade natural dos dentes, devem evitar esse método de clareamento. A avaliação inicial do cirurgião dentista é de extrema importância para orientar o paciente quanto ao tratamento e para identificar se há maior risco de sensibilidade, em alguns casos até indicando a laserterapia durante o processo de clareamento para diminuir essa sensibilidade.

Além disso, as sessões de clareamento em consultório precisam de uma preparação minuciosa no seu início pois o Peróxido de Hidrogênio em alta concentração pode causar queimadura na mucosa e na gengiva, dessa forma, antes de iniciar o processo de clareamento o cirurgião dentista precisa usar um afastador e fazer uma barreira gengival para evitar o contato do produto com o tecido mole e caso aconteça esse contato acidentalmente, existem produtos que devem ser aplicados imediatamente sobre a região para amenizar a queimadura causada.

Esse método de clareamento possui uma capacidade de desbotamento das manchas maior que o clareamento caseiro por isso, em muitos casos que o clareamento em casa não é eficaz, esse pode ser um método que trás mais resultado, mas os hábitos alimentares vão influenciar muito na sua durabilidade. Normalmente a aplicação do gel clareador em consultório é uma vez na semana durante 3 a 4 semanas e após o término, o ideal é aguardar pelo menos 1 ano para se fazer novo ciclo.

Gostou desse método? Converse com o seu dentista sobre todas as opções, ele será a pessoa mais indicada para te dizer qual o melhor método no seu caso.

bottom of page