top of page

Cremes dentais clareadores são eficientes ou perigosos?

Muitas pessoas já devem ter usado cremes dentais que prometem clarear os dentes. Mas será que eles funcionam mesmo? E mais: será que não causam danos aos dentes? Há vários estudos feitos com produtos que oferecem essa vantagem em sua embalagem. Mas uma das principais conclusões é que eles funcionam, na verdade, como abrasivos, agem como se estivessem “esfoliando” os dentes, promovendo um clareamento aparente e pior, podem até prejudicar os dentes.

No ano de 2009, a Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor (PROTESTE) realizou um teste para verificar a eficácia das marcas líderes disponíveis no mercado, e concluiu que a maioria dos produtos não apresentou um resultado efetivo no clareamento dos dentes. Embora algumas apresentassem um resultado satisfatório na mudança de cor, todas elas se mostraram mais abrasivas do que as pastas de dentes comuns, o que explica a aparência mais branca. Ficou comprovado que o resultado é fruto de uma espécie de “esfoliação” do dente e não devido a uma ação química, como ocorre quando o clareamento é aplicado por profissionais qualificados.

Sem falar que estes cremes também podem aumentar a sensibilidade dental, se usados com frequência. Esses desgastes podem, com o tempo, aumentar a sensibilidade dental e até promover o efeito contrário: escurecer os dentes devido à diminuição da espessura do esmalte. Sendo assim, a melhor solução para quem quer clarear os dentes é o clareamento supervisionado pelo dentista.

Mas para quem for usar esses produtos, o ideal é escolher aqueles que tenham de sódio em sua composição, substância que deve diminui os riscos de hipersensibilidade.

Há alguns estudos que apontam que alguns abrasivos, como as sílicas hidratadas, aumentam efetivamente o poder de clareamento dos cremes dentais. Assim, como há controvérsias, é sempre recomendável conversar com seu dentista de confiança antes de se submeter a qualquer procedimento.


bottom of page