top of page

Crianças diabéticas precisam de uma rotina de prevenção odontológica!


Você sabia que uma rotina de prevenção Odontológica ajuda a manter as crianças diabéticas mais saudáveis?

A boca necessita de uma atenção redobrada em casos de pacientes com diabetes. Estudos científicos sugerem que as crianças diabéticas possuem um risco maior de desenvolver alterações significativas.

A gengivite, é a mais frequente, consiste numa inflamação que causa sangramento na gengiva espontâneo ou com qualquer estímulo pequeno como a escovação e o uso do fio dental. Essa inflamação, quando não tratada, pode evoluir para processos infecciosos mais severos conhecidos como Periodontite que destroem os ossos que sustentam os dentes causando mobilidade e até perda dos elementos.

Sabe-se que toda infecção eleva o açúcar do sangue e pode causar complicações nas crianças diabéticas, pesquisas mostram que este desiquilíbrio pode alterar o controle glicêmico. Além disso, muitas crianças diabéticas precisam se alimentar várias vezes durante o dia e a noite para compensar a glicemia. Essa frequência alimentar pode manter o PH da boca ácido tornando as condições propícias para o desenvolvimento de doenças bucais.

Outros problemas que podem estar presentes na boca são: mau hálito, paladar alterado, retardo na cicatrização de feridas bucais, alterações de forma, tamanho e textura da língua, boca seca devido à diminuição do fluxo salivar e queimação na boca ou na língua.

O atendimento odontológico preventivo em gestantes, bebês e crianças com diabetes evita essas complicações que poderão se manifestar na adolescência e na vida adulta. Então toda atenção é válida, leve seu filho ao dentista a cada 3 meses e siga todas as orientações, ajude a criança a realizar a escovação de forma adequada usando o fio dental de forma correta para

não ferir a gengiva, fique sempre atento à presença de feridas ou sangramento na gengiva, bochecha ou língua e caso seja necessário algum tratamento mais invasivo como extração dentária, cirurgias e outros, o dentista especializado estará capacitado para atender seu filho com toda segurança.

bottom of page