top of page

Cuidados dentários em pacientes hospitalizados

Não se pode negligenciar a saúde bucal de pacientes que estão hospitalizados. É comum dedicar maior atenção às patologias mais graves vivenciadas pelo paciente e relegar a higiene oral para segundo plano. No entanto, estudos indicam que pacientes que mantêm uma boa higiene oral têm menos riscos de contrair infecções hospitalares.

Quando não há higiene adequada, as bactérias se proliferam na boa. O resultado disso é o agravamento de doenças periodontais. Quando as bactérias presentes na boca são aspiradas, vão para a região pulmonar, podendo estimular o aparecimento de infecções pulmonares, como a pneumonia.

Nos pacientes que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o problema é ainda mais grave. Como em boa parte dos casos eles não podem fazer a higiene bucal sozinhos, cabe ao hospital adotar procedimentos de higiene e, assim, evitar complicações desnecessárias.

Caso você tenha algum amigo ou parente hospitalizado, certifique-se de que o hospital tem feito a higiene oral adequada do paciente.


bottom of page