top of page

Disfunção Temporomandibular (DTM): para cada causa, um tipo de tratamento

A Articulação Temporomandibular (ATM) é formada por várias estruturas e é primordial para que a pessoa possa mastigar, deglutir, falar e até manter a postura correta. Quando há qualquer alteração nesta articulação, tem-se o que se conhece como Disfunção Temporomandibular, ou DTM.

Como a ATM está ligada a diversas funções, o diagnóstico das disfunções é mais complicado. As causas da DTM podem ser diversas, desde má postura até estresse.

A DTM atinge principalmente mulheres jovens, na faixa dos 20 aos 40 anos e é famosa pelo grande desconforto que causa. A queixa mais recorrente é a dor, mas também podem ocorrer estalos na mastigação, limitações na abertura da boca, zumbido no ouvido, dor de cabeça ou dor cervical.

Como as causas são diversas, o tratamento também varia. As placas oclusais são uma das modalidades de tratamento mais utilizadas. No entanto, dependendo da causa, os tratamentos podem variar desde exercícios articulares, tratamentos psicológicos – quando a disfunção é de caráter psicoemocional – até cirurgia.

Investigar a verdadeira origem da DTM é fundamental para o sucesso do tratamento. Procure um bom profissional e ganhe em qualidade de vida.


bottom of page