Gengivite na infância


As doenças periodontais como a Gengivite e a Periodontite também são consideradas problemas de saúde pública e o seu agravamento com a idade podem levar a perda precoce de elemento dentais, sendo que suas primeiras manifestações por vezes ocorrem na infância.

Em crianças as periodontopatias são de extrema importância em razão de suas consequências durante a vida. Na infância essas doenças têm progressão lenta e geralmente se manifestam como um processo inflamatório na gengiva o qual atinge a maioria das crianças antes dos 10 anos de idade. Para minimizar danos, o diagnóstico deve ser realizado precocemente com intuito de reverter o quadro inflamatório antes de sua progressão, porém pouca atenção é dada a este problema pelos pais e profissionais da saúde que ao identificar uma gengiva um pouco mais avermelhada não dão a atenção necessária.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não é porque os dentes das crianças serão trocados que a saúde bucal dos pequenos deve ser deixada de lado. Durante a infância não é incomum que ocorram doenças bucais, e elas podem se tornar um problema maior no futuro se não forem tratadas.

A má higiene é a principal cauda da gengivite, uma inflamação do tecido gengival, entre os principais sintomas estão a cor do tecido gengival que pode ficar mais avermelhado, o aumento de volume e o sangramento espontâneo no momento da escovação. Caso não tratado a tempo, esta inflamação pode acometer outros tecidos periodontais causando a periodontite que pode comprometer a região óssea e o ligamento dos dentes causando mobilidade dos elementos.

Uma pesquisas realizada pela UNESP e UNIMAR em Araçatuba, São Paulo (2007) mostrou que 91,40% das crianças ente 6 e 12 anos que participaram do trabalho apresentavam algum nível de gengivite, sendo 70,97% níveis mais leves, 18,28% moderada e 2,15% severa. Analisando esse estudo percebemos o quanto é importante o acompanhamento e orientação de higiene em crianças entre 5 a 11 anos para evitar o aparecimento de tais doenças. Pensando nisso a Facial Clin desenvolveu um Programa de Prevenção KIDS com o intuito de realizar um acompanhamento com orientação de higiene e supervisão alimentar para prevenir e/ou tratar doenças bucais em seus estágios iniciais, proporcionando assim um futuro com melhores condições para uma adolescência e vida adulta longe dos problemas bucais.

Agende sua consulta conosco.

  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada