top of page

Já ouviu falar da "Cárie"?


A Cárie dental é a doença crônica mais comum na infância, consistindo em um grave problema para a saúde pública mundial. A cárie precoce na infância, antes conhecida como “cárie de mamadeira” é uma doença que se manifesta através da presença de uma ou mais lesões cariosas nos dentes decíduos (de leite) em crianças de até 5 anos de idade.

Sua principal característica é que ela aparece e se desenvolve rapidamente, causando grande impacto na qualidade de vida da criança e da família, pois geralmente está associada a dor e sofrimento, prejudicando também as funções e a estética e são esses motivos que contribuem para que a doença cárie seja considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

A boa notícia é que ela pode ser prevenida, controlada ou mesmo revertida. Para prevenção é necessário conhecer sua causa e os fatores de risco para o seu desenvolvimento. O controle e a reversão de tal doença são possíveis caso seja diagnosticado em estágio inicial, que é a presença de manchas no esmalte do dente, sem cavidades. Quando a situação clínica envolve cavidades dentárias, há necessidade de tratamento curativo, restaurador e preventivo a fim de modificar as condições que levaram ao desenvolvimento da doença cárie. Fazer esse controle e tratamento é muito importante pois a evolução da doença é capaz de causar grande destruição dos dentes, ou até mesmo sua perda, podendo resultar em complicações locais, sistêmicas, psicológicas e sociais.

A melhor forma de evitá-la é antes mesmo do bebê nascer, através de educação em saúde, prestando orientações específicas às gestantes durante o Pré Natal Odontológico. Não sendo possível, o ideal é que o bebê faça sua primeira consulta com o Odontopediatra logo que os primeiros dentes surgirem para que possa assim receber os benefícios de uma prevenção completa. Pesquisas mostram que a minoria da população fazem Pré Natal Odontológico ou consultam ao Odontopediatra logo que os dentes erupcionam no bebê, pensando nisso a Facial Clin desenvolveu um Programa de Prevenção KIDS para crianças a partir dos 2 anos que precisam de um acompanhamento com orientação de higiene e supervisão alimentar para prevenir e/ou tratar doenças bucais em seus estágios iniciais, proporcionando assim um futuro com melhores condições para uma adolescência e vida adulta longe dos problemas bucais.

Vem conhecer!

bottom of page