Manutenção do aparelho é essencial para o sucesso do tratamento

A manutenção do aparelho ortodôntico, seja ele fixo ou móvel, é fundamental para o bom andamento do tratamento. Quando o paciente não faz as consultas periódicas para que o dentista avalie o aparelho no tempo certo, o tratamento pode ser prejudicado e até aparecer cáries, reabsorções dentárias e outros problemas. Por isso, ficar atento às consultas marcadas é fundamental.

Nos aparelhos fixos convencionais, a recomendação é que seja feita uma avaliação mensal. De um modo geral, nesta consulta é realizada a troca dos fios, que são os responsáveis pela movimentação dos dentes, e também a verificação dos braquetes, que podem soltar ou até quebrar durante o mês.

Já nos fixos autoligados, normalmente a manutenção pode ser feita de 45 a 60 dias.

No caso dos móveis, a consulta mensal não é necessária, mas ela é importante para controlar a ação do aparelho ou possíveis avarias. Não há uma periodicidade pré-determinada, tudo depende do paciente que está sendo tratado. De um modo geral, a cada três meses o dentista verifica se ele está frouxo ou não, e se não sofreu quebras ou outro tipo de problema.


  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada