top of page

NOVIDADE - Piezoelétrico!


Você já ouviu falar do Motor Piezoelétrico? Quem já experimentou essa tecnologia, dentro de suas indicações, não quer mais voltar a utilizar brocas e canetas de alta rotação. Aqui na Facial Clin o Piezo é uma realidade nos procedimentos cirúrgicos e clínicos e traz muitas vantagens para nossos pacientes e profissionais em diversas especialidades.

Em 1880, estudos dos físicos Pierre Curie e Jacques Curie constataram correntes ou tensões elétricas produzidas por certos cristais como o quartzo, topázio e turmalina quando recebiam determinadas pressões mecânicas. Após anos de estudos e muita evolução este fenômeno começou a ser utilizado na Medicina e na Odontologia.

Os primeiros relatos de sua utilização em cirurgias orais são do início dos anos 1980.

Os motores de hoje geram um campo piezoelétrico através de ondas ultrassônicas, possuem irrigação e cortam osso e tecidos dentários sem machucar tecidos moles e nervos com uma precisão incrível.

Com esse equipamento somos capazes de realizar procedimentos cirúrgicos com muito mais precisão, melhor visualização, menos sangramento e com uma reparação tecidual muito mais rápida. Além disso, diminui significativamente os riscos de lesões em estruturas nobres como os nervos que podem causar sequelas como a parestesia (perda da sensibilidade) e vasos sanguíneos que podem causar hemorragias (sangramentos) importantes.

Em procedimentos clínicos o piezoelétrico também traz inúmeras vantagens. Com ele é possível realizar cirurgias estéticas periodontais sem a necessidade de abrir retalhos gengivais, podemos remover tecidos cariados preservando ao máximo tecidos sadios e em tratamentos de canal (endodônticos) auxilia no acesso de canais calcificados e na limpeza e desinfecção dos condutos para uma melhor previsibilidade pois sua vibração é tamanha que consegue separar o oxigênio da molécula de água, tendo um efeito antibacteriano sobre o campo operado.

Além de todas essas vantagens técnicas o piezo também produz muito menos ruído no seu uso trazendo assim um maior conforto para nossos paciente no trans operatório e por causa da sua ação através de vibração associada com uma boa irrigação, diminuindo os edemas (inchaços) pós cirúrgicos e acelerando a reparação pois não super aquece as estruturas. Gostou? Quer saber mais sobre essa tecnologia? Venha conhecer nossa clínica!

bottom of page