top of page

O Esporte e a Saúde Bucal

Atualizado: 11 de fev. de 2020


Tem quem acompanhe futebol e fique sempre pensando: "Puxa! Como pode o craque do meu time perder jogos por lesão toda semana!". Aqui na Facial Clin, a gente já viu acontecer. O martírio do jogador só teve fim no dia em que o clube o levou para fazer exames com um cirurgião-dentista. Ficou em dúvida? A gente explica. Acontece que quando há uma infecção ou uma inflamação nos canais dentários, as bactérias resultantes costumam circular e "se esconder" no corpo, procurando grupos de fibras musculares, preferindo locais com colágeno. Em um jogador de futebol, pode ser no músculo posterior da coxa, por exemplo.


Isto torna o preparo físico difícil e a recuperação lenta, podendo ser parte de problemas com lesões crônicas. E não fica só no futebol. Atletas profissionais e amadores estão sujeitos a problemas dessa espécie.


Por incrível que pareça, os estudos "no campo" (😅) confirmam a questão. A revista argentina EF Deportes chegou a publicar uma matéria aprofundada no assunto em que apontava que, de 40 clubes das séries A e B do campeonato brasileiro de futebol, ao menos 33 já contavam com departamentos de odontologia para lidar com o assunto.


Na Associação Atlética Ponte Preta, Francisco Carlos Kiko Marques, especialista em Odontologia do Esporte pela USP, relatou diversos tratamentos de sucesso na reabilitação de jogadores, por exemplo. Então, fique atento! Ao invés de sofrer pelo jogador do seu time, envie ele para cá! Estaremos aguardando-o na Facial Clin para deixar seu placar e seus dentes em branco!

bottom of page