top of page

O USO DE MINI IMPLANTES NA ORTODONTIA



A Ortodontia está sempre em busca de melhores resultados e mais agilidade nos tratamentos, e com esse objetivo foram criados os dispositivos transitórios de ancoragem (DTAs) para ajudar na correção de problemas ortodônticos. Entre esses dispositivos estão os mini implantes, que são mini parafusos utilizados para fazer a movimentação dentária de modo seletivo, aplicando forças contínuas com mais eficiência e diminuindo o tempo de tratamento.

Esse dispositivo proporciona uma ancoragem esquelética o que possibilita que o mini implante haja somente sobre o local determinado, fazendo com que os outros dentes não sofram qualquer interferência, como no caso da foto acima, no qual o paciente perdeu o primeiro molar e o mini implante foi utilizado para mesialização (trazer para frente) do segundo e terceiro molar para fechar o espaço e assim impedir a necessidade de instalação de um um implante na região.

Uma das principais vantagens dos mini implantes é que devido a seu tamanho reduzido, podem ser colocados nos mais diversos locais, tanto na maxila quanto na mandíbula ou no palato (céu da boca), em espaços extremamente reduzidos.

O tratamento com esse dispositivo abrange um grande leque de problemas ortodônticos, que vão desde mordida cruzada até intrusão de dentes incisivos e posteriores, sempre com um resultado mais rápido e que muitas vezes não depende da colaboração do paciente, que normalmente serve de empecilho para alguns tratamentos. Apesar de não depender muito da colaboração do paciente para desempenhar sua função, a higienização da região do mini implante de forma correta é essencial para que não haja inflamação da gengiva que pode atrapalhar sua ancoragem.


bottom of page