top of page

Os bebês também devem ir ao dentista?



Sim, os bebês, assim como os adultos, também devem fazer consultas periódicas no dentista. Recomenda-se que a primeira consulta com o odontopediatra seja feita assim que o primeiro dentinho nascer ou no período entre 6 e 9 meses de vida da criança. Segundo especialistas, a erupção dentária deve iniciar-se por volta dos 6 ou 7 meses e o bebê deve ter 20 dentes em boca por volta dos 30 meses de idade.

A American Academy of Pediatric Dentistry – AAPD - (2014) e a American Dental Association – ADA - (2013) recomendam que a primeira visita ao dentista deve decorrer após a erupção do primeiro dente ou no máximo até ao fim do primeiro ano de vida do bebê.

O objetivo das primeiras consultas do bebê com o dentista é evitar que doenças apareçam no decorrer da vida. Segundo especialistas, a visita ao dentista na primeira infância ocorre essencialmente para o controle dos fatores de risco e para orientar os pais de acordo com a idade das suas crianças.

As consultas devem ser feitas de três em três meses para um melhor acompanhamento da evolução da dentição. Até porque eles consomem o leite materno ou outro alimento líquido antes dos seis meses de idade, então os dentinhos sujam (há estudos, inclusive, que indicam que a amamentação exclusiva até aos seis permite um correto crescimento e desenvolvimento das estruturas dentárias e esqueléticas do bebé e diminui a prevalência de maloclusões). No entanto, antes mesmo de os dentinhos nascerem, pais e mães já podem procurar uma consulta de orientação para saber a melhor forma de fazer a higiene da gengiva do bebê. Na Facial Clin há profissionais que atendem os pequenos, os odontopediatras. Agende uma consulta!

bottom of page