top of page

Profilaxia profissional e periódica previne doenças

Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e limpar a língua faz de você uma pessoa com ótimos hábitos de higiene bucal. Mas isso não substitui a necessidade de fazer uma limpeza profissional periódica no consultório do dentista.

Uma das principais razões em se fazer a profilaxia profissional é prevenir a gengivite. Para isso, é feita a retirada do tártaro, aquela placa bacteriana que se torna espessa e se mineraliza na base dos dentes, próxima à gengiva. Além de ser esteticamente feio, o tártaro pode irritar a gengiva e também propicia o crescimento das placas na boca, o que pode resultar em cáries.

No consultório, a profilaxia começa com uma escovação com pasta de dente profilática – um tipo de pasta especial usada somente em consultórios odontológicos – e remoção do tártaro, com uso de ultrassom. O aparelho retira o tártaro sem prejudicar a superfície dentária ou machucar a gengiva.

Para finalizar, é feito jateamento de bicarbonato de sódio, que remove a placa bacteriana que está na superfície dos dentes, mas que ainda não se cristalizou em forma de tártaro, e remove manchas superficiais.

Para as pessoas que têm muita sensibilidade dentária, é feita também a aplicação de flúor, que reduz sensivelmente o incômodo.

Ir periodicamente ao dentista para profilaxia periódica também previne o surgimento de problemas mais graves na boca, já que o paciente é acompanhado constantemente pelo profissional. Agende sua profilaxia na Facial Clin e garanta um sorriso saudável.


bottom of page