top of page

Próteses: indicações e cuidados

Alguns estudos científicos indicam que não é incomum ocorrerem lesões orais decorrentes do uso de próteses dentárias ou até mesmo de uma inadequada orientação do paciente quanto ao uso e higienização destas próteses. Além de alterações patológicas, o acúmulo de detritos alimentares e biofilme sobre a superfície da prótese também pode resultar em problemas como mau hálito, cálculo salivar e pigmentações.

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Existem três tipos principais de próteses: totais (dentaduras), parciais, que podem ser fixas ou removíveis ou ainda as próteses sobre implantes. O dentista é o profissional habilitado para auxiliar na escolha do tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Nas próteses totais, uma base acrílica se apoia sobre a gengiva. Na parte superior, ela cobre todo o céu da boca (palato), enquanto que para a parte inferior é feita em formato de “U”, deixando assim espaço para a língua.

Já as próteses sobre implantes são dentes unitários ou múltiplos de porcelana ou resina que são suportados por estruturas em titânio que parecem parafusos (implantes) que substituem a raiz do dente. Essas próteses podem ser parafusadas ou cimentadas sobre os componentes protéticos instalados sobre implantes.

Sempre é recomendável conversar com o dentista antes de fazer qualquer procedimento com próteses. Em se tratando de manutenção e higienização, não é diferente. Mas de um modo geral, o método de limpeza adequado compreende o uso de uma escova de dentes apropriada com cerdas cônicas e cilíndricas e de tamanho compatível para a limpeza da área interna da prótese, ou seja, preferencialmente uma escova formulada para o uso em próteses. O uso de sabão ou de outro agente não abrasivo também é recomendado – abrasivos podem causar prejuízos estéticos e funcionais para quem usa próteses. Também é indicada a higienização química com o uso de peróxidos alcalinos, que não causam danos ao metal nem a resina da prótese, além de removerem manchas suaves e apresentarem efeito antibacteriano e fungicida.


bottom of page