top of page

TRATAMENTO ORTODÔNTICO VAI MUITO ALÉM DA APARÊNCIA

De um modo geral, as pessoas que procuram um ortodontista buscam dentes alinhados e um sorriso bonito. No entanto, é importante salientar que os problemas dentários que surgem em qualquer fase da vida se relacionam não somente com a estética, mas também com a saúde e o bem-estar do paciente.

Dentes mal posicionados, apinhados e maxila ou mandíbula posicionadas muito para frente ou para trás podem trazer sérios danos à saúde. Uma das consequências negativas seria na respiração. Quando a maxila ou mandíbula está mal posicionada pode haver uma redução das vias aéreas e, como consequência, a respiração tornar-se deficiente, podendo causar roncos e apneias.

A deglutição e a digestão também podem ser prejudicadas devido aos problemas ortodônticos, através da má trituração dos alimentos, tornando lento os dois processos.

Se o paciente não apresenta uma mordida adequada, pode ocorrer um “stress” adicional nos músculos e na articulação temporomandibular (ATM) – responsável por conectar a mandíbula ao crânio – que pode vir acompanhado de dores na região do ouvido, na face e cabeça.

Outro problema comum se não houver um tratamento ortodôntico adequado é o aumento das chances de aparecerem cáries, além da gengivite, uma vez que o mau posicionamento dos dentes dificulta a higiene adequada.

Seu ortodontista poderá determinar o melhor tratamento para cada caso. Não deixe de consulta-lo.


bottom of page