Traumatismo dentário requer tratamento urgente!



O traumatismo dentário é uma situação de urgência frequente nos consultórios odontopediátricos. Muitas vezes, porém, o atendimento que deveria ser imediato não é efetivamente realizado devido à falta de conhecimento de pais e responsáveis, o que pode trazer mais danos ainda à criança que sofreu o trauma. Assim, recomenda-se que o atendimento seja feito o quanto antes e com acompanhamento de seis em seis meses.

O tipo de tratamento vai variar de acordo com a severidade do impacto, o grau de maturidade dos dentes, há quanto tempo ocorreu o acidente e se há fraturas ósseas.

Há vários tipos de trauma, podendo variar de uma simples fratura em esmalte até a perda definitiva do dente. Os indivíduos que estão em idade escolar e em fase de crescimento sofrem mais com isso, pois o trauma pode ser consequência de quedas, brigas, acidentes em geral. Entre os tipos de trauma, que podem variar de uma simples fratura de esmalte até a perda do dente, estão a  perda parcial de esmalte ou perda parcial de esmalte e dentina; a fratura dental envolvendo esmalte, dentina e polpa; a fratura envolvendo dentina, cemento e polpa, com presença de mobilidade dental e a fratura envolvendo a parede óssea do alvéolo. Alguns traumas podem ser mais superficiais, sem a perda do dente, ou apenas nos tecidos de suporte dentário, causando hemorragia nas gengivas ou sensação de dente inchado.

Seus filhos ou alguma criança próxima sofreram trauma dentário? Não deixe de procurar um profissional habilitado para tratar, o quanto antes! A Facial Clin conta com cirurgiões-dentistas e odontopediatras habilitados para esse tipo de tratamento.

  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada