Visitar o dentista regularmente previne doenças

De um modo geral as pessoas procuram o dentista quando já estão sentindo dores ou quando querem resolver problemas estéticos. Mas esta não é a melhor conduta a ser adotada. Quando se fala em tratamento odontológico (e também em saúde em geral), a preocupação não deve ser apenas a resolução de problemas ou incômodos, mas sobretudo a prevenção.

Por meio do exame clínico, o profissional pode fazer uma avaliação das condições do paciente e orientá-lo sobre cáries e doenças periodontais, evitando ou minimizando problemas futuros. Há doenças graves, como o câncer bucal, que podem ser detectadas durante as consultas. Pequenas lesões identificadas precocemente são mais fáceis de serem tratadas. Assim, evita-se uma forma mais avançada de câncer.

Além da detecção precoce de doenças, durante as consultas o dentista ressalta ao paciente a importância da higiene, que também faz parte da prevenção. Uma escovação correta, o uso adequado do fio dental e, se necessário, de antissépticos bucais são atitudes dos pacientes que podem evitar complicações futuras.

Visitar o dentista previne, ainda, a baixa autoestima. Pode parecer estranho afirmar isto, mas o mau hálito, que atrapalha as relações interpessoais, e mesmo os dentes desalinhados, com manchas ou escuros, que inibem o sorriso espontâneo, também são incômodos que podem ser avaliados no consultório.

E ainda, ir ao dentista é importante para adquirir conhecimento: o paciente passa a conhecer todas as novidades em tratamentos odontológicos e pode tirar as dúvidas com o profissional de sua confiança. Informação nunca é demais e também é sinônimo de prevenção.


  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada