Você sabia que existe alimentos que tem maior potencial em causar cáries?



Existem alguns alimentos, conhecidos como Alimentos Cariogênicos que têm maior potencial de causar cáries, ou seja, tornam o processo da doença cárie mais rápido, fácil e impiedoso. Esses alimentos aceleram a formação da doença que se inicia com uma pequena mancha branca e com o alto consumo desses alimentos e uma higiene deficiente evoluem rápido formando pequenas cavidades no esmalte do dente.

Os principais alimentos cariogênicos são aqueles que contém açucares como a sacarose e a glicose, nesta ordem de importância. Quanto mais doce, pegajoso e grudento, mais potencial os alimentos têm em influenciar na manifestação da doença cárie. Como exemplos, podemos citar: balas, pirulitos, paçoca, achocolatados em pó ou líquidos, iogurtes e Danoninho que contém açúcares, refrigerantes, sucos de caixinha ou naturais, cookies, bolachas e biscoitos, incluindo os de maisena, brigadeiro e todos os doces em geral.

Mas isso quer dizer que não devemos comer esses alimentos? FIQUE TRANQUILO... nós sabemos o quanto eles são gostosos. Não é proibido comer, mas deve-se SEMPRE escovar bem os dentes após a ingestão desses alimentos. Dessa forma você impede que esses açucares fiquem na cavidade bucal alimentando as bactérias que causam as cáries. Só evite come-los, caso não possa fazer uma boa higiene após a alimentação.

  • Grey Facebook Icon
  • Instagram Facial Clin

© 2018 Facial Clin l Odontologia Avançada