top of page

A importância dos protetores bucais nas práticas esportivas de alto impacto

A prática esportiva, principalmente as de maior impacto, pode ocasionar lesões dentárias. De acordo com um estudo feito nos estados unidos pela National Youth Sports Safety Foundation, cerca de 10% dos traumas provenientes de práticas esportivas ocorrem na cabeça e entre 14 e 39% dos traumatismos dentários ocorrem durante a prática desportiva.

O uso de protetores bucais durante as práticas mais radicais é altamente recomendado. As sequelas e gravidades de traumatismos podem ser muito minimizados com o uso adequado dos protetores. No entanto, para serem realmente efetivos, os protetores precisam prevenir as lesões labiais, proteger os dentes e gengiva sem dificultar a respiração ou a fala.

As vantagens do equipamento vão desde proteção contra golpes diretos até redução das lesões na cabeça ou pescoço. Os protetores estão disponíveis em três tipos, basicamente: termoplástico, pré-fabricado e os personalizados. Os dois primeiros são vendidos em lojas de esportes e geralmente não têm boa adaptação.

Os protetores personalizados são feitos em silicone e sobre modelo de gesso da arcada do atleta, tendo perfeita adaptação, sem prejudicar respiração ou a fala.

Na Odontoclin, nossos profissionais estão aptos a desenvolverem protetores personalizados para atletas ou praticantes esportivos. Agende sua consulta e previna-se!


bottom of page