top of page

Fonoaudiologia & Odontologia: quando o tratamento fonoaudiológico auxilia no tratamento dentário

Muitas pessoas se queixam de que fizeram tratamentos odontológicos mas, com o passar do tempo, voltaram a sofrer com o mesmo problema: dentes desalinhados, dificuldades de mastigação ou até respiração.

Isso ocorre porque, em muitos casos, para que o tratamento odontológico tenha sucesso, ele precisa ser acompanhado por um tratamento fonoaudiológico. Enquanto a odontologia trata a forma, quando esta interfere na função, a fonoaudiologia trabalham com as funções que alteram a forma.

Em tratamentos ortodônticos, por exemplo, a posição da língua na boca, a força que ela impõe sobre os dentes e até a flacidez do tecido interferem na forma e alinhamento dos dentes. Nestes casos, o tratamento ortodôntico precisa ser acompanhado por um tratamento fonoaudiológico, para melhor controlar a musculatura e garantir melhor resultado do tratamento.

O mesmo é visto em pacientes que colocam próteses dentárias ou que fizeram cirurgias buco maxilares: muitas vezes, se faz necessário o estímulo de musculaturas que não estavam sendo utilizadas pelo paciente, para que ele consiga reeducar a mastigação, respiração, deglutição e até a fala.

Ambas as áreas são complementares. Aqui na Facialclin os profissionais saberão orientar todos os pacientes com precisão, sobre a necessidade de aliar o tratamento odontológico com o fonoaudiológico. Agende sua consulta!


bottom of page