top of page

Hoje é o Dia Mundial da Hipertensão Arterial.

No dia 17 de maio celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial. Os distúrbios de pressão, seja ela alta ou baixa, podem representar riscos no momento do atendimento odontológico. É o que afirmam alguns pesquisadores, como o dentista americano Stanley Malamed, por exemplo. Eles também constataram que doentes sistêmicos – aqueles acometidos por doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares etc – têm buscado cada vez mais o atendimento odontológico. Por isso é necessário um cuidado maior com pacientes acometidos por distúrbios de pressão, principalmente quando for necessário o uso de anestésicos, momento em que o estresse aparece com mais frequência no consultório.

A hipertensão atinge 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, e apenas 10% deles fazem o tratamento adequado. Assim, torna-se ainda mais importante a atenção do cirurgião-dentista no momento do atendimento, pois pode ocorrer de algum paciente não estar com a pressão controlada.

Os dentistas também podem levar em conta algumas alterações que os remédios para pressão causam na boca, como xerostomia (baixa produção de saliva ou boca seca), alteração no paladar, edemas, glossite (inflamação e sensibilidade na língua), úlceras etc. Eles também devem prestar atenção nos fatores de risco para problemas cardiológicos, como hereditariedade, sedentarismo, consumo de álcool, tabagismo, ingestão de sal em excesso, obesidade etc, além dos principais sintomas, como dor de cabeça e no peito, alterações visuais e dispneia.

Na Facial Clin os atendimentos são especializados e há muita prudência com esses casos tão delicados. Procure um profissional aqui da clínica e tenha confiança no atendimento.

bottom of page