top of page

Pericoronarite dói muito, mas tem solução!

Quando chega a época da erupção dos terceiros molares, os conhecidos dentes do siso, algumas pessoas acabam sofrendo de um problema bastante doloroso: a pericoronarite. Isso porque, em alguns casos, o dente não sai completamente, ficando totalmente ou parcialmente incluso. O resultado é uma camada de gengiva envolvendo a coroa do dente – o opérculo – que, ao sofrer atrito no contato com os demais dentes, acaba inflamando e até infeccionando.

Isso ocorre porque este tecido favorece o acúmulo de resíduos alimentares e a proliferação bacteriana causando dor, sangramento e até mau hálito. Quando chega neste estágio, é preciso primeiro tratar a inflamação para depois resolver a causa do problema. Quando a inflamação é corretamente tratada, o processo dura apenas alguns dias. No entanto, se for negligenciada, pode se disseminar e comprometer outras estruturas da boca.

Com a região devidamente recuperada, a indicação é que o paciente remova o dente do siso, e assim evite novas inflamações. Em outros casos, quando o opérculo envolve outros dentes que têm espaço para permanecer na boca, somente a retirada do excesso de gengiva resolve o problema.


bottom of page